Importância
Como e por que a permacultura surgiu e chegou a ser como ela é hoje? Como isso pode influenciar nos cenários futuros?
Objetivo
Apresentar as inspirações que levaram aos propositores da ideia de cultura permanente a chegarem neste conceito como o conhecemos hoje. Repassar pelos contextos históricos das épocas em que a permacultura foi criada justificando suas motivações. Discutir a história da permacultura no mundo e no Brasil, convergências, nomes e entidades da história brasileira, situações atuais e cenários futuros.
Conteúdo mínimo
Os conteúdos estão organizados em períodos que podem ser estudados nesta ordem linear (e comparados com uma linha do tempo) ou causais ou ainda de outras formas.
Inspirações – “pré-história da permacultura”:
- Povos originários
- Kropotkin: “Campos, Fábricas e Oficinas” (1868) e “Ajuda Mútua” (1902)
- Russel Smith: “Three crops: a permanent agriculture” (1929)
- Toyohiko Kagawa: florestas cultivadas (1930)
- Yeomans: curvas chaves, leitura da paisagem (1954, 1958, 1971, 1973)
- Masanobu Fukuoka: “A revolução de uma palha” (1975).
Da criação ao presente – Contextos: quem, onde e quando:
Mundo
- Revolução industrial e revolução verde, visão social, ambiental e produtiva. entre anos 1930 a 1980. Crises ambientais atuais.
- Bruce Charles Mollison e sua história pessoal.
- David Holmgren e sua história pessoal, antes e após conhecer Bill.
- Suas obras.
- Convergências de permacultura: o que são, onde e quando ocorrem.
Brasil (ou adapte a história equivalente ao seu país)
- Contexto social e ambiental entre 1972 e 1990.
- visitas de Bill na década de 1980.
- Eco-92 e o primeiro curso.
- Institutos iniciais e organizações atuais, principais nomes envolvidos.
- Publicações nacionais, iniciais e atuais: revistas, livros, vídeos e redes sociais.
- Pluralidade – Movimentos sociais ou elite, rurais ou urbanos, e na academia: a permacultura hoje.
Cenários futuros
- Teorias mais recentes propostas por David Holmgren e onde podemos nos encaixar.
Metodologia
Aula expositiva e provocativa através de lembranças dos contextos históricos de cada momento e local apresentado.
Exposição
Exposição oral com apoio de recurso audiovisual OU MATERIAIS
Entre 50 e 120 min
Pode-se apresentar uma linha do tempo (impressa ou através de um link) da permacultura de modo a orientar as referências apresentadas durante a aula, ou se criar uma linha do tempo junto aos estudantes (ver dinâmica a seguir).
É recomendada a busca prévia de uma série de imagens que contextualizem as referências e contextos apresentados no conteúdo, que ordenados por ordem de apresentação, podendo ser lineares ou baseados em contextos causais e suas consequências.
Dinâmica
LINHA DO TEMPO
Material necessário:
- Linha – novelo de lã colorida ou uma linha grossa, ou corda, enrolada.
- Figuras relacionadas ao contexto e à história a ser contada. Podem ser associadas ou substituídas por nomes, datas e palavras chaves escritas em cartões (também pode ser escrito durante a aula, desde que seja de forma clara, bem visível e legível).
Com a turma organizada em círculo vai se desenrolando a linha e espalhando-a formando um caminho pelo chão do espaço dentro do círculo de pessoas, a medida que se vai citando os fatos históricos. A cada citação de referência: local, data ou personagem – se coloca a figura ou cartão correspondente sobre (ou grudado com fita) na linha.
É interessante que essa linha tenha períodos anteriores a vida da pessoa mais antiga dentre os participantes e também dias atuais e futuros.
Após a exposição, pode-se pedir para que as pessoas revisem a linha inteira e coloquem um cartão com um evento marcante para si: pessoal, local ou global – que tenha mudado ou referenciado sua vida no ponto da “linha do tempo” correspondente ao seu acontecimento.
Conteúdo complementar
Vídeos
- Assista a aula Histórias: as permaculturas ao longo do tempo, a sessão ao vivo Histórias: as permaculturas ao longo do tempo e outros vídeos da playlist PDC – introdução no canal da Rede NEPerma Brasil.
Leitura
- Linha do tempo da Permacultura – História.
-
Agricultura Natural segundo Mokiti Okada: A grande revolução da agricultura. Disponível em: https://www.korin.com.br/blog/agricultura-natural-segundo-mokiti-okada/.
-
Agricultura Ecológica: Uma Conversa com Fukuoka, Jackson e Mollison. https://permaforum.wordpress.com/2019/02/13/agricultura-ecologica-uma-conversa-com-fukuoka-jackson-e-mollison/ e original (em inglês) https://www.motherearthnews.com/homesteading-and-livestock/ecological-farming-zmaz87mazgoe.
Aula
- Acesse o conteúdo da aula Histórias da Permacultura: as permaculturas ao longo do tempo.