Sobre os autores e autoras

Bióloga e educadora, possui mestrado em ecologia (PPGE -UFRJ) e é doutoranda em Ecologia pelo programa de Pós-graduação em Ecologia – UFRJ. Possui experiência como professora em espaços formais e informais de ensino. Desenvolve pesquisas relacionadas ao uso sustentável do solo, conservação de populações vegetais, restauração de paisagens e florestas, ecologia funcional, sistemas agroflorestais e ecologia de paisagens.

Eng. Agrônomo, MsC em Irrigação e Drenagem e Doutor em Agronomia pela ESALQ-USP. Prof. do curso de Agronomia do CCA/UFSC. Pesquisas relacionadas com a dinâmica da água no sistema solo-planta-atmosfera.

Desde 1980 crescendo e aprendendo em universidades. Zoólogo há muito tempo, na UFSC percebeu estar na hora de alertar os estudantes para as questões de mercado de trabalho, qualidade dos alimentos e da vida das pessoas. Avalia a questão ambiental diante dos fatos evolutivos e da sina da espécie humana. Após uma graduação, acredita que as pessoas podem desenvolver uma carreira profissional com autodidatismo; se possível, com métodos e técnicas baseados nos princípios éticos e de planejamento da Permacultura, para promover segurança energética e alimentar.

Pai do Caio e do Theo. Geólogo de formação, geógrafo por opção e permacultor de coração. Atua como professor na Universidade Federal de Santa Catarina junto ao Departamento de Educação do Campo onde leciona a disciplina de Introdução à Permacultura e desenvolve o curso de Especialização em Permacultura.

Mestre em Arquitetura e Urbanismo, na área de tecnologia do ambiente construído. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura bioclimática, conforto ambiental, eficiência energética e sustentabilidade.

Graduada em Química Tecnológica pela UFSC e em Comunicação Social pela Faculdade Estácio de Sá, estuda fitoterapia, óleos essenciais e formas sustentáveis de produção de cosméticos e produtos de higiene e limpeza. Após alguns anos de Permacultura na academia, hoje tem no cotidiano a dor e a delícia de fazer parte dos ciclos da Terra.

Agrônomo, futuro agricultor com um pé na universidade, guri de apartamento com vivência no meio rural, observando desde cedo as dificuldades econômicas e a erosão alimentar na agricultura familiar, ouvindo da sua mãe (Izabela) as histórias das ervas e frutas comestíveis da Floresta Atlântica do Vale do Rio Uruguai. Encantou-se pela Permacultura desde o primeiro contato, onde se enraizou após fazer parte da primeira turma de Introdução à Permacultura da UFSC.

Permacultora e arquiteta. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC. Doutoranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela UDESC. Mãe da Lunaê. Integrante do NEPerma UFSC, colabora com a disciplina de Introdução à Permacultura (UFSC) e com o curso de Especialização em Permacultura da UFSC. Pesquisa temáticas relacionadas à agricultura urbana, planejamento urbano, meio ambiente e permacultura urbana.

Bióloga e educadora, formada em Licenciatura em Ciências Biológicas (UNIRIO). Mestranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS -UFRJ).

Permacultora e pesquisadora interdisciplinar. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Doutora pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, com concentração em Sociedade e Meio Ambiente, pela UFSC. Pesquisas temáticas relacionadas a Permacultura, Sociedade e Buen Vivir.

Licenciada em Educação do Campo e Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Educadora ambiental com experiência na educação formal e não formal. Há cinco anos atua no Projeto Meio Ambiente na rede municipal de educação do município de Alfredo Wagner/SC, lecionando nos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco na perspectiva permacultural e na educação humanizadora.

Permacultor. Possui curso técnico em Saneamento e foi extensionista na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) pelos interiores de Santa Catarina. Autor do livro Hortas escolares: o ambiente horta escolar como espaço de aprendizagem no contexto do Ensino Fundamental (Instituto Souza Cruz, 2004). Mestre em agroecossistemas. Atua como agrônomo na fazenda experimental da UFSC e é membro do NEPerma/UFSC, desde sua criação, ministrando PDCs. Doutor em Geografia com permacultores neorrurais e busca conhecer Permacultura aonde vai. Vegetariano e acracista desde o milênio passado, crê na liberdade com responsabilidade e respeito às diversidades.

Alfabetizador ecológico, arqueólogo amador, geógrafo, marceneiro e professor de Permacultura. Desde 2004  plenamente envolvido em processos coletivos de construção do conhecimento de base ecológica, especialmente junto a agricultoras e agricultores familiares, indígenas e estudantes em todos os níveis de ensino. Licenciado em Geografia, Especialista em Arqueologia Social Inclusiva e em Permacultura, Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável e Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. Minha conduta vivencial-teórica-reflexiva gira em torno da Agroecologia, da Cultura do Bambu, da Construção Natural, do Design Ecológico, da Ecologia Radical, das Etnociências, do Paisagismo Produtivo, da Permacultura, da Memória Biocultural, da Museologia Social e outros conhecimentos de base libertária.

Graduada, mestre e doutora em História pela UFSC. Professora na UFSC, onde coordena o Laboratório de História, Saúde e Sociedade. Autora dos livros A saúde em frascos (Ed. Aos quatro ventos, 1998) e Nilo Cairo e o debate homeopático no início do século XX (UFPR, 2012) e organizadora do livro Plantas medicinais e os cuidados com a saúde: contando várias histórias (NUPPE, 2015). Interessada pela área de História da Saúde (e não História das Doenças…), pois acredita que compreender a dimensão histórica das diferentes formas de conservar e recuperar a saúde, pensada de forma ampla, pode nos auxiliar a ser mais autônomos em relação aos cuidados conosco, com nossos próximos e com o planeta.

Doutor em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – USP. Professor Associado na cadeia de disciplina de Projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa – UFV, Minas Gerais. Desenvolve atividades de projeto, ensino, pesquisa e extensão relacionadas a comunidades, sistemas, edificações e produtos com ênfase na sustentabilidade.

Arquiteta pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Urbanismo e História da Cidade pela UFSC, mestre e doutora em Geografia pela UFSC e pós-doutora em Urban Design pela Faculty of Technology, Design and Environment, Oxford Brookes University, Inglaterra. Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa Análise Ambiental e Permacultura da UFSC. Pesquisadora nas áreas de Urbanismo, Patrimônio Cultural, Meio Ambiente e Permacultura Urbana.

Nutricionista pela UFSC. Tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi. Membro do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE/UFSC).  Tem experiência na área de Gestão e Produção de Alimentos, atuando e buscando aprofundamento principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade no sistema alimentar, educação e segurança alimentar e nutricional e Permacultura.