Permacultura urbana

Importância

Grande parte da população mundial se concentra no ambiente urbano. Compreender a permacultura dentro das cidades, seu potencial em escala doméstica ou comunitária, pode contribuir para um avanço pontual em melhorias para o todo.

Objetivo

Proporcionar aos residentes urbanos uma percepção de reconexão com a natureza, mesmo que paliativa, auxiliando na melhoria de espaços naturalmente descaracterizados em direção a estruturas e condições de vida e relações menos competitivas.

Sensibilizar pessoas urbanas a valorizarem ambientes de vida periurbanos e rurais, a partir da compreensão das suas limitações dentro do perímetro urbano, estimular sua migração para contextos de maior liberdade junto à natureza.

Conteúdo mínimo

Princípios da permacultura, zoneamento e setorização em pequenos espaços. Leitura da paisagem urbanizada.

Metodologia

Realização de uma exposição com cenas de possibilidades de desenvolver a permacultura em pequenos ambientes e, uma visita técnica a uma experiência no contexto urbano.

A foto mostra pessoas em um pequeno quintal que agrega a produção de alimentos na cidade.

Permacultura em pequenos espaços.

Exposição

30 min.

Exposição teórica que estimule o debate sobre a temática da permacultura em ambiente urbano. É interessante fomentar conversas com os participantes sobre iniciativas pessoais e comunitárias no seu bairro e/ou cidade.

Um ponto bastante importante é mostrar, através de visita técnica, algum local com agentes transformadores para inspirar os participantes e chamar a atenção para os pontos observados e princípios da permacultura aplicados. Ao final da visita, que fecha a aula, sugere-se uma roda de conversa com todos presentes para analisarem pontos positivos, dificuldades e oportunidades daquela iniciativa para uma cidade menos embrutecedora.

O desenho apresenta um retângulo que corresponde ao lote urbano. Nesse está inserida uma casa e uma série de atividades de plantio de plantas, criação de galinhas, captação de águas, etc.

Arranjo de diferentes atividades em um lote urbano de 450m2.

Conteúdo complementar

Vídeos

Leitura

Aula

Acesse o conteúdo da aula Permacultura urbana.

Referências sugeridas

AMATO-LOURENÇO L. F. Agricultura urbana: guia de boas práticas- São Paulo, Instituto de Estudos Avançados. 2018. 32 p. il. NÓR, S., KLEBA, A. J., CURTA, C. C., SANTA’ANA, T. Planejamento Urbano Permacultural: um estudo sobre o pensamento sistêmico e harmônico da permacultura aplicado à cidade de Florianópolis. Florianópolis, PET/ARQ/UFSC, 2019. 86p. Disponível em: https://issuu.com/albacamila/docs/caderno_final_16_abril. Acesso em: 28/07/2021.

SÃO PAULO (Cidade). Guia de Permacultura para Administradores de Parques. Versão Digital. Prefeitura de São Paulo. 2012. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=41791. Acesso em: 28/07/2021.

Entre em contato com o autor.