Importância
Grande parte da população mundial se concentra no ambiente urbano. Compreender a permacultura dentro das cidades, seu potencial em escala doméstica ou comunitária, pode contribuir para um avanço pontual em melhorias para o todo.
Objetivo
Proporcionar aos residentes urbanos uma percepção de reconexão com a natureza, mesmo que paliativa, auxiliando na melhoria de espaços naturalmente descaracterizados em direção a estruturas e condições de vida e relações menos competitivas.
Sensibilizar pessoas urbanas a valorizarem ambientes de vida periurbanos e rurais, a partir da compreensão das suas limitações dentro do perímetro urbano, estimular sua migração para contextos de maior liberdade junto à natureza.
Conteúdo mínimo
Princípios da permacultura, zoneamento e setorização em pequenos espaços. Leitura da paisagem urbanizada.
Metodologia
Realização de uma exposição com cenas de possibilidades de desenvolver a permacultura em pequenos ambientes e, uma visita técnica a uma experiência no contexto urbano.
Exposição
30 min.
Exposição teórica que estimule o debate sobre a temática da permacultura em ambiente urbano. É interessante fomentar conversas com os participantes sobre iniciativas pessoais e comunitárias no seu bairro e/ou cidade.
Um ponto bastante importante é mostrar, através de visita técnica, algum local com agentes transformadores para inspirar os participantes e chamar a atenção para os pontos observados e princípios da permacultura aplicados. Ao final da visita, que fecha a aula, sugere-se uma roda de conversa com todos presentes para analisarem pontos positivos, dificuldades e oportunidades daquela iniciativa para uma cidade menos embrutecedora.
Conteúdo complementar
Vídeos
- Assista à playlist Permacultura urbana no canal da Rede NEPerma Brasil.
- Ron Finley: Jardinagem de guerrilha
Leitura
- PANCs na Escola
- Planejamento Urbano Permacultural
- Guia de Permacultura para Administradores de Parques
- Sistema de informação da biodiversidade brasileira
Aula
Acesse o conteúdo da aula Permacultura urbana.
Referências sugeridas
AMATO-LOURENÇO L. F. Agricultura urbana: guia de boas práticas- São Paulo, Instituto de Estudos Avançados. 2018. 32 p. il. NÓR, S., KLEBA, A. J., CURTA, C. C., SANTA’ANA, T. Planejamento Urbano Permacultural: um estudo sobre o pensamento sistêmico e harmônico da permacultura aplicado à cidade de Florianópolis. Florianópolis, PET/ARQ/UFSC, 2019. 86p. Disponível em: https://issuu.com/albacamila/docs/caderno_final_16_abril. Acesso em: 28/07/2021.
SÃO PAULO (Cidade). Guia de Permacultura para Administradores de Parques. Versão Digital. Prefeitura de São Paulo. 2012. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=41791. Acesso em: 28/07/2021.