Bem-vindo

Bem-vindo à plataforma digital de troca de saberes Ensinando Permacultura, um espaço de popularização da permacultura brasileira protagonizado pela Rede Brasileira de Núcleos de Estudos em Permacultura (NEPerma Brasil) vinculados às instituições públicas de ensino (IPE) Brasil afora.

A ideia de fazer uma plataforma digital de troca de saberes em permacultura surgiu da demanda de pedidos por materiais e formas pedagógicas de ensino da permacultura. Essa demanda se tornou tão expressiva que a Rede NEPerma Brasil decidiu oferecer nesse ambiente um compêndio de materiais didáticos de livre acesso.

Nesse espaço você encontrará versões com atualização dinâmica de conteúdos que comporão futuras edições de livros, bem como edições já publicadas com conteúdo estático da obra Ensinando Permacultura, como é o caso da 1ª edição, lançada em 2019.

O ambiente aborda a experiência de ensino da permacultura em diferentes níveis:

  • O ensino nos moldes do curso de planejamento em permacultura, baseado na experiência da disciplina “Introdução à permacultura” lecionada desde 2012 na UFSC;
  • Disciplinas em cursos de graduação, que traz abordagens sobre a permacultura em disciplinas de graduação de forma integral ou suplementar, mas não se constitui num CPP;
  • Permacultura na pós-graduação, onde são apresentadas as formas de abordar o tema ao nível de pós-graduação;
  • O ensino através da extensão, que congrega as ações de extensão que desenvolvem ou desenvolveram o ensino de permacultura;
  • Permacultura na educação básica, que apresenta processos pedagógicos aplicados ao ensino da permacultura na educação básica.
Formação de professores no CPP para academia ocorrido em 2020.

Dessa forma, a Rede NEPerma Brasil cumpre seu papel social de democratizar o acesso à informação e à ciência desenvolvidas no âmbito das IFES, através do ensino, da extensão e da pesquisa, na busca de promover e incentivar o ensino de permacultura Brasil afora.