Águas

Importância

Assim como os demais elementos a serem inseridos na paisagem de planejamento, a água possui características, necessidades e funções. Uma aula específica para abordar sua importância no processo se deve ao fato de ela ser um elemento necessário em todas as zonas.

Objetivo

Fazer com que o participante compreenda de forma sistêmica mais sobre a água, visando manejá-la como uma fonte de energia, um fluxo que pode e deve ser otimizado na paisagem de planejamento.

Conteúdo mínimo

É importante mostrar a água como elemento fluido na paisagem de planejamento. Assim, esse entendimento necessita abordar:

  • o ciclo hidrológico em escala global, regional e local;
  • a percepção individual do ciclo;
  • o reconhecimento das características, necessidades e funções da água;
  • os reservatórios de água: atmosfera, hidrosfera, pedosfera, biosfera e litosfera;
  • as estratégias possíveis para evitar a escassez ou o excesso de água nas zonas de planejamento;
  • as tecnologias apropriadas ao seu uso e manejo, e;
  • a água como um bem de domínio público.

Metodologia

Uso de exposição de conteúdos intercalada com dinâmicas de grupo, como “Você é um pingo” e a “Água como elemento no planejamento”. Comente a existência da Lei dos Recursos Hídricos e de suas implicações para os diferentes usos da água.

Ao término da exposição, fazer uma prática de aplicação dos conhecimentos para a área de planejamento que é alvo do curso.

Exposição

60 min

Estruture em uma apresentação as bases conceituais sobre água para dialogar de forma mais tranquila com os participantes. Essa apresentação deve iniciar pela escala macro, mencionando o ciclo em escala global – aplicação da dinâmica “Você é um pingo” – e seguindo até a escala de percepção humana – a paisagem local. Aqui entra a dinâmica “Água como elemento”. Siga apresentando suas peculiaridades na paisagem de planejamento e aborde as estratégias de manejo em cada zona energética.

Na sequência do conteúdo, apresente uma simulação de captação de águas das chuvas para sua região e, somente então, parta para as tecnologias apropriadas – técnicas de manejo.

Dinâmicas

Você é um pingo

10 min

Essa dinâmica é proposta logo após a apresentação da imagem do ciclo da água na exposição de slides. Serve para fugir da mesmice do ciclo tradicionalmente apresentado quando se estuda o assunto.

A ideia dessa dinâmica é que ela seja lúdica para um público infantil, pois é em nossa infância que, com a cabeça “aberta”, fica mais fácil gravar os ensinamentos.

Para iniciar, avise que esta é a história de um pingo, que cada um passará a ser um pingo e que, para isso, deverá voltar a ser criança. A partir desse ponto, solicite que todos fechem seus olhos. Daqui em diante não valem mais risos e manifestações de descontração. É preciso concentração!

Comece a narrativa de um pingo e seus amigos pingos a partir do mar, a agitação deles com o nascer do dia e o calor do sol. Narre a evaporação das águas e a ascensão dos vapores para a atmosfera. Desloque “os pingos” em direção ao continente com os ventos. Após isso, gere chuvas e faça os pingos entrarem em impacto com as folhas das árvores. Escoe os pingos pelas folhas em direção aos galhos e, após isso, ao caule. Migre até a serrapilheira e infiltre-se nos solos. Migre por entre os grãos do meio subterrâneo até uma nascente. Depois disso, seja ingerido por um animal e, finalmente, retorne a um curso de água através de sua urina. Daí em diante é só migrar com todos os seus amigos que partilharam dessa aventura até o mar, passando por rios mais turbulentos e mais calmos. No final, você, “pingo”, reencontra uma galera amiga que ainda não conseguiu sair do mar.

Água como elemento no planejamento

20 min

Essa dinâmica procura estabelecer a água com um elemento na paisagem de planejamento. Para tal, sua análise em relação às suas necessidades, características e funções deve ser realizada.

É muito comum os participantes confundirem necessidades e características com funções. Isso se deve a uma criação falha devido a uma civilização que costuma enxergar apenas o lado utilitarista da natureza. Assim, vá corrigindo esses equívocos ao longo da interação. Uma forma de melhorar isso é projetar um slide com as palavras flutuantes “características”, “necessidades” e “funções” e solicitar ao grupo que mencione as características, depois as necessidades e, por último, as funções da água. Conduza o grupo e vá preenchendo cada um dos quesitos.

Só após esgotadas as possibilidades, projete aquelas respostas que você considerou, dentro do seu ponto de vista.

Projeção na tela com a análise do elemento água para permaculturandos pensarem no grande grupo. Fonte: Arthur Nanni

Na maioria das vezes o conjunto de respostas dadas pelo grande grupo é mais completo que o instrutor expõe ao final da interação. Isso pode ser abordado como um ponto positivo do pensar coletivo.

Proposta de exercício em grupos. Fonte: Arthur Nanni

Exercícios

Capturando as águas das chuvas

Esse exercício busca promover a compreensão do regime de chuvas de uma determinada região e auxiliar na simulação de captação de águas das chuvas para regiões específicas.

Dica: Normais climatológicas do Brasil, período 1981-2010. Disponível em https://portal.inmet.gov/normais. Escolha as opções CLIMA, depois NORMAIS CLIMATOLÓGIAS, depois DOWNLOADS e depois PERÍODO 1981-2010

Volume de água captado por cada m2 de áre de talhedo. Fonte: IPT (2015).

Práticas

Sistematize as águas

60 min

Separe os grupos definidos para o planejamento final, distribua folhas para cartazes (papel kraft) e conjuntos de canetas e lápis. Projete a imagem da área de planejamento com as curvas de nível e os cursos de água. Consulte ou peça para a turma consultar as normais climatológicas de precipitação mensal e anual; o número provável de dias no ano e no mês com precipitação igual ou acima de 35mm e osa valores da evapotranspiração potencial mensal e anual para a estação meteorológica mais próxima no sítio do Instituto Nacional de Meteorologia (endereço disponível nas referências).

Dê cerca de 30 minutos para que os grupos discutam sobre o manejo de águas na paisagem de planejamento. Reserve cerca de 10 minutos para que cada grupo apresente suas estratégias ao coletivo.

Atividade no EaD

Análise da água: como elemento na paisagem

  • Enuncie as características intrínsecas da água.
  • Enuncie as necessidades da água.
  • Enuncie as funções da água.

Sistematização da água na propriedade

  • Descreva como é a dinâmica de águas na área escolhida para realizar o planejamento permacultural (quantos milímetros chove por mês, variações sazonais, fontes, usos, tratamentos, escoamento, contaminantes, relações de vizinhança, secas e cheias). Aponte técnicas de uso das águas de consumo e de descarte que você considera que melhor se adaptariam a essa realidade e justifique cada uma delas.

Conteúdo complementar

Vídeos

Leitura

Aulas

  • Acesse o conteúdo das aulas sobre o tema Águas.

Referências sugeridas

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (INMET). Normais climatológicas do Brasil, período 1981-2010. Disponível em https://portal.inmet.gov/normais. Escolha as opções CLIMA, depois NORMAIS CLIMATOLÓGIAS, depois DOWNLOADS e depois PERÍODO 1981-2010. Acesso em 03 abr. 2021.

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS (IPT). Manual para captação emergencial e uso doméstico de água de chuva. 2015. Disponível em: http://www.ipt.br/banco_arquivos/1200-Manual_para_captacao_emergencial_e_uso_domestico_de_AGUA_DA_CHUVA.pdf Acesso em: 13 fev. 2018.

INSTITUTO DE PROJETOS E PESQUISAS SOCIOAMBIENTAIS (IPESA). Manejo apropriado da água. São Paulo: FEHIDRO, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/4065410-Manejo-apropriado-da-agua-cartilha.html. Acesso em: 15 ago. 2019.

WILKES, John. Flowforms, the Rhythmic Power of Water. Edinburgh: Floris Books, 2003.

Entre em contato com os autores

Águas