Permabrasuca visita experiências no Piauí, Ceará e Pernambuco

Ao longo de mês de setembro o projeto de pesquisa Permabrasuca percorreu a região nordeste e conheceu experiências José Dias/PI, região do Cariri Cearense e em Ibimirim/PE.

No entorno do Parque da Serra da Capivara, o Instituto Olho D’água trabalha com a ressignificação territorial dos povos que vivem o cotidiano do semiárido. Lá, as crianças aprendem em atividades profissionais de contraturno, uma série de afazeres e conhecimentos que fortalecem as raízes culturais da região.

Na região do Cariri Cearense, berço da primeira iniciativa brasileira de pós-graduação em permacultura junto à UFCA, conhecemos o Instituto de Permacultura Aldeia da Luz, que conta com um espaço de formação bioconstruído em Barbalha/CE e com uma RPPN em estruturação no município do Crato/CE, onde são desenvolvidas ações com a comunidade de Monte Alverne. Além desses, visitamos o espaço de vida e produção da Família Gomides no Crato/CE, onde sistemas agroflorestais adaptados às condições bioclimáticas geram fartura à mesa. Ainda conhecemos o ponto de cultura Beatos, que desenvolve ações e iniciativas de preservação das culturas e saberes da tradição oral, preservação do meio ambiente, educação, cultura e artes dos povos do Cariri cearense.

Prosseguindo na região do Cariri, houve a passagem pela UFCA para conhecer o trabalho da Profa. Francisca Pereira, que rendeu encontros e reuniões que focaram a disseminação da permacultura em um projeto de extensão e junto à esfera administrativa da universidade.

Já em Pernambuco, a visita ocorreu no Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que promove o empoderamento de pessoas por meio de formações em permacultura e agroecologia, para atuarem na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas e na promoção do desenvolvimento sustentável, com foco no campo.