PermaBrasuca é um projeto de pesquisa da Rede NEPerma Brasil que busca resgatar, compreender e revelar como evoluiu a cultura de permanência (permacultura) passadas três décadas de interações entre aqueles conceitos originalmente propostos pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, os praticados pelos permacultores formados no Brasil e, também, pelos povos originários, tradicionais, rurais ou urbanos que seguem em desenvolvimento em nosso país, revelando as muitas Permaculturas Brasileiras que temos. Assim, objetiva esse reconhecimento e sistematização com a finalidade de popularizar conhecimentos por meio de uma plataforma de troca de saberes que, em simultâneo, organiza as informações de forma dinâmica em meio digital e possibilita sua posterior publicação em outros meios, tanto digitais como impressos.
A plataforma tem a expectativa de apresentar produtos consolidados de consulta e suporte à tomada de decisão por parte de agentes públicos, extensionistas e por docentes da educação básica à superior, para fomentar a educação ambiental crítica de crianças, jovens e adultos. As sistematizações geradas pela pesquisa poderão auxiliar em projetos de extensão voltados ao compartilhamento de tecnologias para públicos externos, incluindo indígenas, assentados, quilombolas, neorrurais, dentre outros.

O conteúdo da plataforma é dinâmico e está em constante construção. Assim, você poderá encontrar conteúdos com partes ainda inacabadas, links quebrados, avisos de inserção de conteúdos que faltaram, etc. Ao se deparar com coisas de tipo, por favor, avise-nos por e-mail redepermacultura@gmail.com.
Veja em Como consultar os conteúdos?, orientações para ler e melhor compreender técnicas e tecnologias sociais que visam nossa permanência Brasil afora.
Licença de uso

Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Veja mais informações.
Veja em Como citar? as formas para incluir o Permabrasuca em suas publicações.