Aula aberta sobre bioconstruções na UFF

A disciplina de Planejamento em Permacultura da UFF fará uma aula aberta em formato de oficina no próximo dia 20/06.

Essa atividade contará com a presença da convidada e parceira da Rede NEPerma Brasil, a bioarquiteta Ana Carolina Dias Diório. A convidada fará uma aula teórica sobre bioarquitetura e as principais técnicas de bioconstrução e em seguida faremos uma atividade prática restaurando uma bioconstrução do campus. A atividade é aberta a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas no site da PROEX/UFF.

UFSC conclui mais uma turma de CPP

O Núcleo de Estudos em Permacultura da UFSC concluiu mais um Curso de Planejamento em Permacultura (CPP), certificando mais 11 permacultores da cidade de Imaruí no sul do estado de Santa Catarina.

Educandos da primeira fase do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, a turma vivenciou os aprendizados da permacultura em seu próprio município, finalizando sua formação com o planejamento de uma unidade familiar rural. Os novos permacultores seguem movimentando ações de planejamento e iniciativas de organização social comunitária, fortalecendo a Educação do Campo em sua região.

Turma de Imaruí. Da esquerda para direita: Ana, Luiz, Emanoel, Arthur, Rita, Rhayanne, Simone, Gabriela, Cida e Diana. Andrian fugiu da foto.

 

O CPP da UFSC é ensinado por meio da disciplina “Introdução à permacultura”, que é ofertada desde 2012.

Quer ver mais permacultura em universidades e institutos federais? Clique aqui e participe da nossa campanha pela criação de cursos na rede pública de ensino superior.

 

Permabrasuca inicia pesquisas na região Norte do país

O projeto de pesquisa Permabrasuca, desenvolvido pela equipe do NEPerma/UFSC continua com as visitas a experiências permaculturais Brasil afora, registrando as permaculturas brasileiras. Agora chegamos à região norte, com o permacultor Marcelo Venturi, onde voltaremos ao longo deste ano de 2024 a diferentes estados e seus contextos dentro do rico bioma amazônico.

Nesta primeira etapa nesta região estamos visitando os estados de Roraima e Amazonas, onde por meio de contatos com permacultores, entidades, associações, grupos indígenas, ribeirinhos, assentados e agricultores tradicionais, em seus diferentes contextos e técnicas, buscamos levantar, entender e descrever no projeto Permacultura brasileira, trazendo informações de uma permacultura mais “brasuca” a todas/os que a praticam em seu dia a dia.

Se interessou? Gostaria de participar ou sabe de alguém, ou alguma experiência exitosa em permacultura? Inscreva-se aqui. Esperamos em breve contatar para conhecer essa experiência.

Somos gratos aos parceiros que têm nos acolhido e tornando viável a realização dessa pesquisa. Nesta viagem, em especial aos colegas das IFES: UFRR e UFAM, Carlos ‘Cacau’ Alberto Cardoso, Pierre André De Souza (campus Itacoatiara), seus grupos de pesquisa e redes de parceiros e apoios. Os custos desse projeto estão sendo bancados com recursos próprios dos pesquisadores. Se você deseja fomentar de alguma uma forma a continuidade desse projeto, entre em contato conosco.

UFSC ofertará duas turmas de permacultura em 2024.1

Em 2024/1 acontecerá mais uma edição da disciplina Introdução à permacultura, que possui o mesmo currículo e carga horária de um Curso de Planejamento Permacultural – CPP (Permaculture Design Course – PDC).

Educandes na aula prática de ecologia cultivada.

 

ATENÇÃO – SERÃO DUAS TURMAS – UMA EM IMARUÍ E OUTRA EM FLORIANÓPOLIS

No período de matrículas entre 14 e 19 de dezembro (próxima semana) procure pelo código EDC1476 – Introdução à permacultura e efetive sua matrícula na turma desejada:

  • Turma de Imaruí tem o código 01334 – as aulas serão aos sábados o dia todo, de março à maio. Só se matricule se você tiver reais possibilidades de estar nos encontros. A UFSC não fornecerá transporte para deslocamento, tampouco alimentação.
  • Turma de Florianópolis tem código 09334 – as aulas serão nas tardes das terças no CED – Campus Trindade.

As aulas serão presenciais e estão previstas atividades de campo que demandarão custos de transporte e alimentação a serem bancadas pelos alunos.

Gostou dessa iniciativa? Gostaria de ver mais permacultura em universidades? Assine o abaixo-assinado da Rede NEPerma Brasil em prol da criação de cursos de graduação em permacultura.

Introdução à Permacultura na Pós-Graduação em Engenharia de Biossistemas da UFF

No primeiro semestre de 2023 foi oferecida a disciplina Introdução à Permacultura (tópicos especiais I e II) pelas Professoras Luiza Valente e Dirlane do Carmo. A disciplina segue os moldes do Permaculture Design Course (PDC) e adotou métodos pedagógicos do livro Ensinando Permacultura. Os alunos que completaram o PDC com carga horária de 75 horas, receberam o certificado de conclusão do PDC. Além da pós-graduação, a disciplina atendeu alunos da graduação por meio da extensão, devido à demanda desse público.

Professoras Luiza e Dirlane da UFF.

Professoras Luiza e Dirlane.

A aula de Arquitetura e Permacultura foi ministrada pela Arquiteta convidada Ana Carolina Diório e contou com uma oficina para manutenção de um banco de hiperadobe no Espaço Sabiá. A aula-oficina foi aberta a todos os interessados e contou com mais de 20 participantes.

Aula prática com os alunos.

Aula prática com os educandos em permacultura.

O projeto final foi feito para o Sítio Ele e Elas, localizado em Cachoeiras de Macacu. Nesse primeiro oferecimento a disciplina formou 4 novos permacultores entre Engenheiros, Geógrafa e Biólogo.