Permabrasuca na estrada nas regiões SE e NE

Nós da Rede Brasileira de Núcleos e Estudos em Permacultura estamos desenvolvendo uma pesquisa com objetivo de registrar “técnicas permaculturais” desenvolvidas pelo Brasil afora em cada um de seus contextos, por exemplo, para as realidades de cada bioma.
Para isso estaremos na estrada nos próximos 3 meses para os estados das regiões Sudeste e Nordeste em busca de permacultores (por formação), assentados e originais (povos tradicionais, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, etc.) que desenvolvem uma “cultura de permanência”. Isto é, que estão há gerações vivendo de forma sustentável em seus locais, com o mínimo de necessidade de importação de recursos externos ao seu sistema, que seria o que caracteriza a legítima sustentabilidade, ciclos curtos e fechados.
Se você tiver contatos de parcerias nessa linha, por favor, me informe.
Arthur
neperma.ufsc@gmail.com
Telegram – @arthurnanni
Mastodon – @RedePermaculturaBrasil

NEPerma/UFSC apresenta proposta de curso de graduação

Dia 8 de julho no auditório do CCA, haverá a apresentação pública da proposta de um Curso de Graduação em Permacultura na UFSC.

Há mais de uma década o Núcleo de Estudos em Permacultura da UFSC vem trabalhando para popularizar a permacultura, uma ciência socioambiental de planejamento de ambientes humanos autossustentáveis. Em 2024 estamos propondo a criação de um curso de Graduação junto ao Centro de Ciências Agrárias da UFSC.

Ainda não sabe bem o que é permacultura? Veja um vídeo e entenda melhor.

Quer saber mais sobre a proposta? Acesse os documentos a seguir:

Projeto Pedagógico de Curso

Apoiadores institucionais

Apoiadores individuais

Assista a apresentação na íntegra

FBB certifica tecnologia social “Pirambeira produtiva”

A Fundação Banco do Brasil certificou a tecnologia social “Pirambeira produtiva”, desenvolvida pelo NEPerma/UFSC na área experimental do Núcleo desde 2017, a partir da lógica da permacultura e, busca habilitar para a produção agroecológica, encostas situadas em condições de terrenos declivosos. Sua sistematização caminha no sentido de estabelecer Sistemas Agroflorestais de Carona em encostas fortemente inclinadas, geralmente descartadas por agricultores familiares em virtude das dificuldades de manejo, ou usadas para a produção, mas a custa de muito esforço físico.

Vista aérea da “Pirambeira produtiva” no Sítio Igatu, área experimental do NEPerma, na grande Florianópolis.

A Pirambeira produtiva possibilita o uso desses espaços por meio de dispositivos de manejo pensados para atenderem a ergonomia das pessoas, buscando facilitar o manejo das culturas. Sistematizada para implantar Sistemas Agroflorestais “de carona”, com o uso do pé-de-galinha, instrumento conhecido mundialmente como o “canivete suíço” dos permacultores, por ser de fácil operação e baixo custo para ser construído.

Saiba mais informações sobre a Pirambeira produtiva diretamente no site da Rede Transforma, de tecnologias sociais.

A Permacultura na beira do abismo: colapso, sobrevivência e nomadismo

Gil Caruso traz uma reflexão sobre um processo de colapso que se anuncia no horizonte. As mudanças climáticas e a escassez de matérias-primas energéticas mostram que as fissuras do sistema capitalista estão aumentado. Essa transformação provavelmente atingirá todo o planeta, sendo que cada região será mais ou menos afetada a depender do seu vínculo com esse sistema globalizado. Nos anos 1970, a permacultura foi criada como uma resposta a uma previsão semelhante, com a esperança de construir ao longo do tempo uma cultura sustentável. Hoje as catástrofes climáticas se multiplicam e o gasto energético humano segue aumentando. Como seria uma permacultura com o colapso batendo à porta?

A obra é parte do acervo dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Permacultura, ofertado pelo NEPerma/UFSC e a Rede NEPerma Brasil.

Confira aqui a versão completa dessa obra

I Encontro da Rede NEPerma Brasil

Em 25 agosto de 2024 acontecerá o I Encontro de Permacultura da Rede NEPerma Brasil no campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

O encontro debaterá as ações realizadas pela Rede em território nacional. Na parte da manhã serão apresentadas as ações realizadas pela Rede NEPerma e seus impactos. Na parte da tarde, serão sugeridas e discutidas possíveis ações futuras de curto, médio e longo prazo para a difusão da Permacultura no Brasil.

Para se inscrever na modalidade presencial ou on-line do I Encontro de Permacultura da Rede NEPerma Brasil, preencha esse formulário. Haverá emissão de certificado para participantes.

A Rede NEPerma Brasil surgiu em 2017 e busca atender uma demanda crescente de docentes que pretendem desenvolver ações de Permacultura em suas instituições públicas de ensino. Em sua composição, a Rede congrega diversas atividades em prol da popularização da Permacultura em território nacional.

Permacultor/a, agregue força na popularização da permacultura. Faça parte da Rede NEPerma Brasil!