Permabrasuca inicia pesquisas na região Norte do país

O projeto de pesquisa Permabrasuca, desenvolvido pela equipe do NEPerma/UFSC continua com as visitas a experiências permaculturais Brasil afora, registrando as permaculturas brasileiras. Agora chegamos à região norte, com o permacultor Marcelo Venturi, onde voltaremos ao longo deste ano de 2024 a diferentes estados e seus contextos dentro do rico bioma amazônico.

Nesta primeira etapa nesta região estamos visitando os estados de Roraima e Amazonas, onde por meio de contatos com permacultores, entidades, associações, grupos indígenas, ribeirinhos, assentados e agricultores tradicionais, em seus diferentes contextos e técnicas, buscamos levantar, entender e descrever no projeto Permacultura brasileira, trazendo informações de uma permacultura mais “brasuca” a todas/os que a praticam em seu dia a dia.

Se interessou? Gostaria de participar ou sabe de alguém, ou alguma experiência exitosa em permacultura? Inscreva-se aqui. Esperamos em breve contatar para conhecer essa experiência.

Somos gratos aos parceiros que têm nos acolhido e tornando viável a realização dessa pesquisa. Nesta viagem, em especial aos colegas das IFES: UFRR e UFAM, Carlos ‘Cacau’ Alberto Cardoso, Pierre André De Souza (campus Itacoatiara), seus grupos de pesquisa e redes de parceiros e apoios. Os custos desse projeto estão sendo bancados com recursos próprios dos pesquisadores. Se você deseja fomentar de alguma uma forma a continuidade desse projeto, entre em contato conosco.

UFSC ofertará duas turmas de permacultura em 2024.1

Em 2024/1 acontecerá mais uma edição da disciplina Introdução à permacultura, que possui o mesmo currículo e carga horária de um Curso de Planejamento Permacultural – CPP (Permaculture Design Course – PDC).

Educandes na aula prática de ecologia cultivada.

 

ATENÇÃO – SERÃO DUAS TURMAS – UMA EM IMARUÍ E OUTRA EM FLORIANÓPOLIS

No período de matrículas entre 14 e 19 de dezembro (próxima semana) procure pelo código EDC1476 – Introdução à permacultura e efetive sua matrícula na turma desejada:

  • Turma de Imaruí tem o código 01334 – as aulas serão aos sábados o dia todo, de março à maio. Só se matricule se você tiver reais possibilidades de estar nos encontros. A UFSC não fornecerá transporte para deslocamento, tampouco alimentação.
  • Turma de Florianópolis tem código 09334 – as aulas serão nas tardes das terças no CED – Campus Trindade.

As aulas serão presenciais e estão previstas atividades de campo que demandarão custos de transporte e alimentação a serem bancadas pelos alunos.

Gostou dessa iniciativa? Gostaria de ver mais permacultura em universidades? Assine o abaixo-assinado da Rede NEPerma Brasil em prol da criação de cursos de graduação em permacultura.

Ecossocialismo e Permacultura

Aconteceu na última quarta, 25/10/2023, no Instituto de Geociências da UFF (Universidade Federal Fluminense) em Niterói – RJ, o primeiro encontro de uma série, em formato de minicurso tratando do tema: “O que é Ecossocialismo”.

Na primeira mesa de discussão, Elias Arruda, professor de Permacultura da UFF fez uma fala sobre Ecossocialismo e Permacultura, relacionando os vários pontos de sobreposição entre os dois temas. O debate gerou muitas perguntas e interesse pela Permacultura por pessoas envolvidas na temática do Ecossocialismo.

Ficou a proposta de outros encontros para continuar a tratativa sobre o assunto, bem como elaborar textos em conjunto e pensar em atividades juntando esses dois temas tão relevantes para o mundo atual.

Alguns dos participantes do minicurso Ecossocialismo na UFF.

Prof. Elias Arruda mostrando as éticas da Permacultura.

Texto: Elias Arruda

Minicurso de Introdução a Permacultura na UNIRIO

Instrutores do minicurso com alguns participantes.

No último dia 18/10/2023, os parceiros Elias Arruda (UFF), Luiz Pellon (Unirio) e Tatsuo Shubo (Fiocruz) representaram a Rede NePerma Brasil ministrando o minicurso de Introdução a Permacultura no âmbito da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), no bairro da Urca na cidade do Rio de Janeiro.

O evento foi um sucesso, as vagas se esgotaram rapidamente, foram abertas mais vagas que se esgotaram bem rápido novamente. No momento do curso, sala cheia, com um número muito maior de alunos do que o número de inscrições. Isso mostra o grande interesse pelo assunto Permacultura.

Esse grupo de amigos permacultores estão com vários projetos no sentido de divulgar a Permacultura pelo Rio de Janeiro.

Texto: Elias Arruda

 

 

Permacultura será optativa em graduação da UFF

A Rede NEPerma Brasil, através do colega Elias Arruda, anuncia e confirma o oferecimento da disciplina de graduação Introdução a Permacultura, no Departamento de Análise Geoambiental, Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A disciplina será oferecida a partir do 2º período de 2023 nos moldes internacionais do CPP – Curso de Planejamento em Permacultura (PDC – Permaculture Design Course) que confere ao aluno que tiver 100% de presença e aproveitamento nas atividades do curso, o certificado de Permacultor com validade internacional.

Os encontros acontecerão presencialmente no âmbito da UFF em Niterói/RJ, onde a troca de saberes ocorrerá de forma transdisciplinar, fomentando o compartilhamento de experiências entre diversos cursos e áreas do conhecimento. Atividades de campo também estão previstas no intuito de fornecer suporte prático para os conhecimentos trocados durante o curso.

Essa é mais uma pequena gota no oceano de vivermos uma vida integrada com a natureza, na visão de fazermos parte dela e não com o olhar de dominação sobre as outras formas de vida. Viva a Permacultura!

Banheiro seco numa construção coletiva para o II Encontro da Rede de Agroecologia da UFF.

Texto: Elias Arruda