Concluído o 4º CPP para educadores e o I Encontro da Rede NEPerma na Bahia

A Rede NEPerma Brasil, em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia e a da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), concluiu esse semana o 4º Curso de Planejamento em Permacultura para academia e o I Encontro da presencial/virtual da Rede.

Aula de leitura da paisagem com prof. Elias Arruda da UFF. Foto: Marcelo Venturi.

O curso visa popularizar a permacultura por meio da formação de educadores e multiplicadores, atores em instituições públicas de ensino e, atende também, extensionistas rurais, agricultores e participantes de comunidades tradicionais e indígenas. As aulas ocorreram entre 16 e 24 de agosto e um total de 33 participantes concluintes seguirão difundindo a lógica da permacultura em diferentes regiões da Bahia, sobretudo no Oeste.

Além da formação, os participantes receberam, também, exemplares impressos da 2ª edição do livro Ensinando Permacultura, além de levarem exemplares extras para catalogação em bibliotecas das instituições onde atuam. Essa iniciativa só foi possível através do apoio financeiro da FAPESB.

O I Encontro da Rede NEPerma Brasil contou com o apoio local do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica, Diálogos de Saberes e Cerrados e do Grupo do Programa de Extensão Laboratório de Vivência e Experiência Pedagógica em Sistemas Agroflorestais Sintrópicos e Pesquisa Participante (LVESAF), do Núcleo de Permacultura Sete Cascas, do Grupo de Pesquisas em Educação e Saúde da Terra e suas Comunidades e do GEPECORES – Grupo de estudos e pesquisas em Ecologia Conservação, Restauração e Sustentabilidade, da UESB de Itapetinga/BA, além do apoio financeiro da FAPESB.

Aula de padrões naturais. Foto: Marcelo Venturi.

No encontro houve a participação 40 pessoas, tanto presencialmente, quando remotamente. Um balanço das ações e atividades da Rede foi apresentado e, após, houve um debate sobre a condução das atuais iniciativas e apresentadas novas propostas para consolidar a Rede no cenário nacional de ensino-aprendizagem da permacultura.

A coordenadora da ação, professora Vanessa Rescia, avalia que a iniciativa de difusão da permacultura em território baiano foi cumprida e uniu diferentes atores estaduais, como a UNEB (Salvador), o Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), a APA do Rio Grande, o INEMA, a Escola das Águas Nascentes (Piatã), SAREL e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camaçari, Associação de Agricultores Familiares Remanescentes de Quilombo da Lagoa de Melquiades e Amâncio, além da UFOB, bem como atores de outras instituições e Estados, como o IFA (AL), IFF (RJ). Uma proposta de criação de uma articulação baiana de permacultura foi apresentada, visando o fortalecimento das inúmeras iniciativas que já ocorrem na Bahia.

O CPP para educadores é uma ação gratuita da Rede NEPerma Brasil para a formação de multiplicadores em Permacultura, uma ação coletiva para a popularização da Permacultura no Brasil.