Como consultar os conteúdos?

Os conteúdos da plataforma estão estruturados a partir de técnicas e tecnologias sociais vinculadas a quatro temas essenciais para a vida humana em harmonia com o planeta: Alimentos, Águas e saneamento, Energias e Arranjos Sociais.

A partir desses, leitores podem consultar sobre determinada técnica ou tecnologia social, compreendê-la e, tomar a decisão de sua adoção ou não, em virtude do seu contexto de aplicação, apresentado com embasamento no conceito de Planejamento permacultural para espaços humanos, que buscam uma vida autônoma em harmonia com a natureza.

Além do conceito, são sugeridos Contextos fitoecológicos onde cada técnica ou tecnologia social pode ser adotada. Assim, considere aprofundar seus conhecimentos conhecendo melhor as Regiões Fitoecológicas (tipos de vegetação) propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para decidir sobre a adoção e implantação de uma determinada técnica ou tecnologia.

Para isso, um conjunto de ícones que apontam para cada uma dessas regiões fitoecológicas, são apresentados abaixo do título da técnica ou tecnologia, visando dar mais informações acerca dos contextos fitoecológicos e, assim, orientar o leitor sobre quais contextos fitoecológicos ela melhor harmoniza. Caso não haja ícones, significa que a técnica ou tecnologia é apropriada a qualquer contexto bioclimático.

É importante destacar que outros critérios devem ser considerados na implantação de cada técnica ou tecnologia social, bem como, a mesma precisa integrar-se com os demais elementos presentes no espaço planejado. Assim, é importante uma boa leitura da paisagem para compreender sobre:

  • Condições climáticas – regime de chuvas e períodos de estiagem e pluviosidade, taxas de evapotranspiração, balanço climático, etc;
  • Ventos – intensidade, direções e ocorrência ao longo do ano, etc;
  • Insolação – intensidade, dias de sol ao longo do ano e horas de exposição, etc;
  • Declividade do terreno – se suave a montanhosa e sua influência no tipo de solos, etc;
  • Solos – tipos, permeabilidade, fertilidade, susceptibilidade à erosão, outros;
  • Riscos – incêndios, alagamentos, deslizamentos, subsidências, terremotos, etc.

Em cada tema um sumário “Veja os itens aqui” com acesso a todas as técnicas descritas para o tema estará disponível logo abaixo do título. Clique-o para abrir a navegação.