Os conteúdos da plataforma estão estruturados a partir de técnicas e tecnologias sociais vinculadas a quatro temas essenciais para uma vida humana em harmonia com o planeta: Alimentos, Águas e saneamento, Energias e Arranjos Sociais.
Cada técnica ou tecnologia social é descrita como um elemento e, portanto, sua análise é realizada considerando suas características (intrínsecas), necessidades e funções dentro do ambiente planejado.
A partir desses temas, leitores podem consultar sobre determinada técnica ou tecnologia social, compreendê-la e, tomar a decisão de sua adoção ou não, em virtude do seu contexto de aplicação, apresentado com embasamento técnico considerando o conceito de Planejamento permacultural para espaços humanos, que buscam uma vida autônoma em harmonia com a natureza.
Além do conceito, são sugeridos Contextos fitoecológicos, cujas condições bioclimáticas exigem técnicas ou tecnologias sociais apropriadas, ou adaptações para serem efetivas. Assim, considere aprofundar seus conhecimentos conhecendo melhor esses contextos propostos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para decidir sobre a adoção e implantação de uma determinada técnica ou tecnologia social.
Para isso, um conjunto de ícones que apontam para cada uma dessas regiões fitoecológicas, são apresentados abaixo do título da técnica ou tecnologia social, visando dar informações mais detalhadas e, assim, orientar o leitor sobre quais contextos fitoecológicos ela melhor harmoniza. Caso não haja ícones, significa que a técnica ou tecnologia é apropriada a qualquer contexto bioclimático.

Uma descrição detalhada da técnica ou tecnologia social é apresentada e ilustrada, no intuito de evidenciar detalhes cruciais de sua estrutura e arranjo na paisagem socioambiental. Geralmente, nesse item, são apontados links para aprofundamento sobre Conceitos fundamentais, que auxiliam o leitor a entender melhor certas considerações técnicas.
Por fim, há menção de onde a técnica ou a tecnologia social, foi verificada ou consultada e a sugestão de referências de suporte, para aprofundamento da leitura.