A leitura da paisagem na formação de técnicos em agroecologia no IFC

Alunos do curso técnico na aula de leitura da paisagem.

O curso Técnico Integrado em Agroecologia do Instituto Federal Catarinense do campus Rio do Sul, realiza anualmente, dentro das disciplinas do 1° ano do curso, aulas de introdução à permacultura.

Como aula prática, os alunos, acompanhados de professores de diversas disciplinas, realizam uma visita ao setor de agroecologia do campus, buscando através da Leitura da paisagem, reconhecer as potencialidades e limitações de usos do setor.

A necessidade do reconhecimento do espaço, através da Leitura da paisagem, é fundamental para que o aluno do curso técnico em agroecologia saiba como utilizar, da melhor maneira, otimizando tempo e trabalho, as áreas onde exercerão suas atividades enquanto técnicos e agroecólogos, trabalhando em favor da natureza e não contra ela.

Uma proposta de ensino da Leitura da paisagem está acessível na plataforma de troca de saberes Ensinando Permacultura. Nela você encontrará também outras formas pedagógicas de ensinar os diversos temas abrangidos pela permacultura.

Redação: Karla Funfgelt