Permacultura será optativa em graduação da UFF

Reunião de servidores docentes e técnicos durante o 3º CPP para academia na Fazenda Escola da UFF.

A Rede NEPerma Brasil, através dos colegas Elias Arruda (Departamento de Análise Geoambiental), Dirlane Carmo (Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente) e Luiza Valente (Faculdade de Veterinária), anuncia a aprovação da disciplina de graduação Introdução a Permacultura, no Departamento de Análise Geoambiental, Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A disciplina será oferecida a partir do 1º período de 2023 nos moldes internacionais do CPP – Curso de Planejamento em Permacultura (PDC – Permaculture Design Course) que confere ao aluno que tiver 100% de presença nas atividades do curso, o certificado de Permacultor.

Os encontros acontecerão presencialmente no âmbito da UFF em Niterói/RJ, onde a troca de saberes ocorrerá de forma transdisciplinar, fomentando o compartilhamento de experiências entre diversos cursos e áreas do conhecimento. Atividades de campo também estão previstas no intuito de fornecer suporte prático para os conhecimentos trocados durante o curso.

A implementação da disciplina de Permacultura na UFF surgiu da concretização de um sonho comum entre professores que se conheceram no 3º CPP para academia realizado em agosto de 2022 na Fazenda Escola da UFF, ofertado pela Rede NEPerma Brasil.

É importantíssimo salientar o apoio incondicional que estamos tendo do pessoal do NEPerma/UFSC e da Rede NEPerma Brasil que carregam com muita garra a bandeira da Permacultura e sopram forte para que as sementes desse conhecimento sejam levadas para o maior número de pessoas desse planeta.

Essa é mais uma pequena gota no oceano de vivermos uma vida integrada com a natureza, na visão de fazermos parte dela e não com o olhar de dominação sobre as outras formas de vida. Viva a Permacultura!

Texto: Elias Arruda