Concluído o 3º CPP para a academia

A Rede NEPerma Brasil em parceria com o  Laboratório Sociedade e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Fluminense (UFF), concluiu na última semana, a terceira edição do curso de planejamento em permacultura (CPP). As edições anteriores desse curso ocorreram em Florianópolis em 2017 e em Viçosa em 2020 e formaram, em conjunto, 33 permacultores/as.

Equipe de instrutores.

O curso contou com a instrução de Arthur Nanni (UFSC), Luiza Valente (UFF), Dirlane do Carmo (UFF),  Jefferson Mota (@jeffagronomourbano), Marcelo Venturi (UFSC) e a arquiteta Ana Carolina Dias Diório (@casadegirassois). Foi realizado na Fazenda Escola de Cachoeiras de Macacu, da Faculdade de Veterinária da UFF, no formato de imersão, entre os dias 05 e 13 de agosto de 2022, perfazendo 72 horas. Nessa edição, o curso certificou mais 18 permacultores, sendo 14 técnicos e professores de diversas instituições (ENSP/FIOCRUZ, SEEDUC-RJ, UESB, UFF, UFOP, UFSM) e 4 agricultores vinculados ao SPG-ABIO de Cachoeiras de Macacu.

Focado no público acadêmico, o CPP apresentado é uma formação básica em permacultura onde são também transmitidos métodos pedagógicos de ensino de permacultura voltados ao ensino superior, buscando estimular professores e técnicos, a estabelecerem ações de ensino e extensão na temática da permacultura.

Aula de solos nas imediações da FECM-UFF.

Aula de leitura da paisagem.

Participantes do 3º CPP para academia.

Dentre os resultados do CPP, podemos destacar a agregação de novos colegas à Rede NEPerma Brasil e a participação dos atores locais, visando trazer o contexto da região onde o curso foi realizado. Além disso,  estão previstas a criação de disciplinas aplicadas a cursos de graduação  já existentes e a criação de projetos com parceria entre diferentes instituições.

Agradecemos à Direção da Faculdade de Veterinária, à Coordenação da Fazenda Escola de Cachoeiras de Macacu e a todos os funcionários da Fazenda por viabilizarem a realização e o uso do espaço.

Uma nova edição do CPP está prevista para ser realizada na Universidade do Sudoeste da Bahia, em Itapetinga. Já se encontra aberto o formulário de manifestação de interesse em participação.

Texto: Luiza Valente

Revisão: Arthur Nanni