Permacultura brasileira
Iniciado em 2022, o projeto de pesquisa busca compreender e revelar como evoluiu a permacultura (cultura de permanência) passados 30 anos de interações, entre seus conceitos originalmente propostos e os que seguem em desenvolvimento no Brasil. Assim, objetiva reconhecer e sistematizar a Permacultura brasileira, com a finalidade de popularizar conhecimentos através de uma plataforma de troca de saberes que, em simultâneo, organiza as informações de forma dinâmica em meio digital e possibilita sua posterior publicação em outros meios, tanto digitais como impressos.
A pesquisa consistirá de levantamento bibliográfico e documental, levantamentos de campo, consultas, análises, interpretações e sistematizações de ações, técnicas e aplicações da lógica sistêmica de planejamento territorial da permacultura em nível nacional.
A pesquisa tem a expectativa de gerar produtos consolidados de consulta e suporte à tomada de decisão por parte de agentes públicos e, por docentes da educação básica à superior, para fomentar a educação ambiental crítica de crianças, jovens e adultos. As sistematizações geradas pela pesquisa poderão auxiliar em projetos de extensão voltados à transferência de tecnologias para públicos externos, incluindo indígenas, assentados, quilombolas, extensionistas rurais, neorrurais, dentre outros.