Mini-curso de Agrofloresta: do ensino à prática na UFF

A Rede NEPerma Brasil, em parceria com o ProPet Sustentabilidade em Medicina Veterinária e o Mutirão de Agricultura Ecológica da UFF (MÃE-UFF), ambos integrantes da Rede de Agroecologia da UFF, organizaram o mini-curso  de extensão “Agrofloresta: do ensino à prática”.

O mini-curso foi ministrado pelo Agrônomo Jefferson Mota (@jeffagronomourbano) e coordenado pelas Professoras Luiza Valente, Dirlane Carmo e Ana Mota e contou com aulas teóricas, planejamento com a Agro.florestinha (@agro.florestinha) e implantação de uma área de Agrofloresta no Laboratório de Práticas Agrícolas Sustentáveis (LABPAS) no campus da Praia Vermelha em Niterói.

Após a implantação, os alunos também puderam iniciar a construção de suas próprias agroflorestinhas. A ideia é que tanto o PROPET quanto o MÃE tenham uma versão do modelo didático para suas atividades de ensino e extensão.

A iniciativa contou com a participação de 22 alunos entre graduandos de diversos cursos da UFF, ex-alunos e público externo à UFF. Com a área implantada, os alunos agora terão a oportunidade de acompanhar o crescimento das mudas até o momento de um novo manejo.

Texto: Luiza Valente

Revisão: Dirlane Carmo e Arthur Nanni