Permacultura na Escola pública: uma experiência em Ecoformação

Autores

  • Marjorie Vasques Secretaria Municipal de Paulo Lopes
  • Jeane Pukall Rede Internacional de Escolas Criativas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17617302

Palavras-chave:

Ecoformação, Permacultura, Projeto Criativo Ecoformador

Resumo

A pesquisa buscou congruências pragmáticas e metodológicas entre Permacultura e Ecoformação. O objetivo foi identificar fatores na escola que promovam projetos de Permacultura aliados à Ecoformação, e despertam uma educação a partir da vida e para a vida. A pesquisa aconteceu na Escola Reunida Professora Targina Boaventura da Costa, Secretaria Municipal de Paulo Lopes, localizada na borda de relevantes áreas de proteção ambiental em Santa Catarina e foi baseada na experiência de educadoras e estudantes envolvendo a criatividade, a colaboração, a capacidade de resiliência, a experiência de interconexão e a noção de interdependência. As práticas propostas sensibilizaram e transformaram pessoas e espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil, M. da E. (2018). Base Nacional Comum Curricular. https://basenacionalcomum.mec.gov.br/

FATMA, F. E. do M. A. (2009). Parque Estadual Da Serra Do Tabuleiro: Retratos Da Flora E Da Fauna. Criag.

Holmgren, D. (2013). Permacultura: Princípios e caminhos além da sustentabilidade. Via Sapiens.

Morin, Edgar. (2005). Introdução ao pensamento complexo. Sulina.

Nanni, A. S., Nór, S., Martins, P., Venturi, M., Sigolo, R. P., Corrêa, C. H., Blankensteyn, A., Couto, I. C., & Pessoa, Y. E. C. M. (2019). Ensinando permacultura. Editora da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204906

Paulo Lopes. (2022). Projeto Político Pedagógico da Escola Reunida Professora Targina Boaventura da Costa. Secretaria Municipal de Educação. https://paulolopes.sc.gov.br/uploads/sites/288/2024/03/2557775_PPP_2022____ESCOLA_TARGINA.pdf

Rede NEPerma Brasil. (2022). Ensinando permacultura (2o ed.). UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241903

Rocha, N. M., Schroeder, E., & Batista, K. Z. S. (2024). Criança & Natureza—Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil em Ambientes Naturais [Dissertação de Mestrado Profissional, Universidade Regional de Blumenau - FURB]. https://bu.furb.br/consulta/portalConsulta/recuperaMfnCompleto.php?menu=rapida&CdMFN=370250

Santa Catarina. (2019). Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Secretaria de Estado da Educação. http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense

Torre, S., Pujol, M. A., & Moraes, M. C. (2008). Decálogo sobre Transdisciplinaridade e Ecoformação. Em S. de La Torre, M. A. Pujol, & M. C. Moraes (Org.), Transdisciplinaridade e Ecoformação: Um novo olhar sobre a educação. TRIOM.

Torre, S., & Zwierewicz, M. (2009). Projetos Criativos Ecoformadores. Em de la Torre & Z. Zwierewicz (Org.), Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação (p. 208). Insular. https://insular.com.br/produto/uma-escola-para-o-seculo-xxi-escolas-criativas-e-resiliencia-na-educacao/

UNESCO. (2016). Glossário de terminologia curricular. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000223059_por

Vasques, M. A. (2024). Permacultura na Escola pública: Uma experiência em Ecoformação [Trabalho de Conclusão de Curso (especialização), Universidade Federal de Santa Catarina]. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256545

Zwierewicz, M., Simão, V. L., & Silva e Souza, Ve. L. (Org.). (2019). Ecoformação de professores com polinização de Escolas Criativas. UNIARP.

Downloads

Publicado

15.11.2025

Como Citar

Vasques, M., & Pukall, J. (2025). Permacultura na Escola pública: uma experiência em Ecoformação. Perma, 3(1), e31202503. https://doi.org/10.5281/zenodo.17617302

Edição

Seção

Relatos de experiência

Categorias