Podcast sobre permacultura para fomentar políticas públicas de eficiência energética
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17408198Palavras-chave:
Permacultura, Podcast, Divulgação científica, Educação, Políticas Publicas de Eficiência EnergéticaResumo
Em tempos de grande consumo energético, o planejamento e a eficiência energética (EE) são essenciais. A permacultura pode colaborar nesse sentido, pois realiza o planejamento eficiente dos espaços rurais ou urbanos, combinando sustentabilidade e EE por meio de sua abordagem integrada. Nesse contexto, políticas públicas como o Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf) sugerem a educação e a divulgação científica (DC) como estratégias para promover a EE. Uma das formas populares de se fazer DC é por meio de podcasts. Este artigo relata a produção do podcast Fótons e Folhas, recurso didático derivado de pesquisa de mestrado que relaciona a EE e permacultura, visando ajudar na implementação de políticas de EE. Para tanto, apresentamos sua organização em três etapas: planejamento e estruturação, elaboração de roteiros e gravação, edição e postagem. Na revisão bibliográfica não identificamos trabalhos sobre como a permacultura pode contribuir com tais políticas, configurando uma lacuna do conhecimento. Foram produzidos três episódios iniciais de uma série de doze: “Você sabe o que é eficiência energética, políticas públicas e permacultura?”, “O que é observe e interaja?” e “O que é captar e armazenar energia?”. Conclui-se que um podcast de permacultura pode contribuir na implementação de políticas de EE.
Downloads
Referências
Carvalho Júnior, J. M. (2024, janeiro 17). Fediverso: Um experimento com redes sociais descentralizadas, e museus. Brasiliana Museus. https://brasiliana.museus.gov.br/fediverso-um-experimento-com-redes-sociais-descentralizadas-e-museus/
Holmgren, D. (2020). Essence of Permaculture Booklet. Melliodora Publishing. https://melliodora.com/catalogue/essence-of-permaculture/
Husein, S., Saive, R., Jordan, M., & Bertoni, M. I. (2019). Podcasts: An under-utilized form of science communication. 2019 IEEE 46th Photovoltaic Specialists Conference (PVSC), 2464–2466. https://doi.org/10.1109/PVSC40753.2019.8980967
Lorenzetti, C. S., Raicik, A. C., & Damasio, F. (2022). “O Sonho de Mendeleiev” e a construção da tabela periódica: Análise de um material de divulgação científica à luz de aspectos de natureza da ciência. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 15(2), 209–236. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e84228
NEPerma UFSC. (2024). O que é permacultura? Núcleo de Estudos em Permacultura UFSC. https://permacultura.ufsc.br/o-que-e-permacultura/
Paiter, L. L., Santos, L. dos, Venturi, M., & Nanni, A. S. (2018). A qualidade de vida em unidades rurais planejadas pela permacultura avaliada com base no MESMIS. Holos Environment, 18(2), 141–159. https://doi.org/10.14295/holos.v18i2.12268
Sentanin, F. C., Lanza, M. R. V., & Kasseboehmer, A. C. (2023). Chemistry Scientific Dissemination Video: Impact on the Perception of University Students. Journal of Chemical Education, 100(2), 714–721. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.2c01071
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Patricia Abade Ferreira, Kátia Cilene Rodrigues Madruga, Mônica Knöpker

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
 
						 
							


