O uso de uma metodologia de ensino em Permacultura como referência na (re)estruturação de um currículo sistêmico para Cursos Técnicos Subsequentes em Agroecologia

Autores

  • Karla Fünfgelt Instituto Federal Catarinense - Rio do Sul
  • Arthur Nanni Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Técnico em agroecologia, Permacultura, Ensino de agroecologia

Resumo

Essa nota técnica apresenta uma proposta de [re]estruturação curricular para cursos de formação de técnicos subsequentes em Agroecologia, ofertados em Institutos Federais Brasileiros, baseada em elementos sistêmicos de ensino-aprendizagem utilizados no ensino de Permacultura.

Biografia do Autor

Karla Fünfgelt , Instituto Federal Catarinense - Rio do Sul

Mestre em Geografia na área de Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), especialista em Permacultura pela UFSC (2022), especialista na modalidade mercado de trabalho em Planejamento Urbano, Regional e Ambiental pela UNOESC (2000) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente trabalha como docente no Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul.

Arthur Nanni, Universidade Federal de Santa Catarina

Pai de Caio e Theo. Gosta de caminhar, pedalar, estar em meio a natureza e aprender com ela. Geólogo de formação, geógrafo por opção e permacultor de coração. Atua como professor na UFSC onde leciona permacultura na graduação e pós-graduação. Integrante do grupo de pesquisa Permacultura/UFSC e da Rede Brasileira de Núcleos e Estudos em Permacultura (Rede NEPerma Brasil).

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Publicado

09.11.2023

Como Citar

Fünfgelt , K., & Nanni, A. (2023). O uso de uma metodologia de ensino em Permacultura como referência na (re)estruturação de um currículo sistêmico para Cursos Técnicos Subsequentes em Agroecologia. Perma, 1(1), e11202304. Recuperado de http://redepermacultura.ufsc.br/perma/index.php/revista/article/view/12