Ecologia cultivada – por Jefferson Mota

Importância

Compreender os diferentes modos de produção de alimentos no planejamento permacultural é essencial,  afinal, temos envolvidos dois princípios de planejamento básicos: “Capte e armazene energia” e “Obtenha rendimento”. O primeiro passo que um/a permacultor/a pode dar dentro do seu espaço, seja ele urbano ou rural, é tentar produzir parte do alimento que consome, mesmo que seja apenas uma erva medicinal, aromática ou até uma pequena árvore frutífera.

Objetivo

Apresentar ao leitor diferentes métodos de agricultura focados em sistemas agroflorestais e agricultura sintrópica, os quais se apresentam como eficientes e inteligentes para o contexto permacultural e regeneração de áreas degradas. Além disso, fornecem uma grande diversidade de alimentos, ervas medicinais, madeiras e possíveis consórcios com animais, gerando maior abundância dentro do agroecossistema.

Conteúdo mínimo

Ciclagem de nutrientes, produção de alimentos e uso eficiente da fotossíntese.

Metodologia

Exposição dos temas propostos na aula, através da projeção de imagens e vídeos para melhor compreensão e introdução ao tema central da produção de alimentos através dos sistemas agroflorestais e da Agricultura Sintrópica.

Exposição de conteúdos

45 min

Inicia-se a exposição com um vídeo curto “A idade do agricultor” para sensibilizar os participantes. Na sequência, são apresentadas sucintamente duas formas de tratamento dos resíduos orgânicos gerados em casa, uma através do Método UFSC de Compostagem e outro, por meio do Minhocário campeiro da Embrapa. Ambas, consideradas referências para quem quiser se aprofundar no assunto.

Daí o tema para o cultivo de alimentos pode ser iniciado. Sugere-se apresentar rapidamente alguns dos diferentes modos de fazer agricultura e suas características, focando em sistemas de abundância para produção de alimentos para os grandes mamíferos (Rebello, 2018). Ao longo dessa etapa é importante retomar em grupo a pergunta: A permacultura ainda pode ser considerada apenas um modo de produção agrícola?

Partindo o sistema de colonização, passando para o sistema de acumulação para atingir o sistema de abundância e produzir alimentos para os grandes mamíferos. Fonte: REBELLO (2018).

Dinâmicas

O mais importante no desenvolvimento de dinâmicas de aprendizado é apresentar as diferentes dimensões das agriculturas ecológicas. Na Agricultura Sintrópica são trabalhadas  4 dimensões: a largura, o comprimento, a altura e o tempo de cada planta no sistema.

Duas dinâmicas podem ser aplicadas para instigar a criatividade do grupo de participantes. A primeira é mais complexa, pois envolve um processo de produção das peças usando-se massa de biscuit. Já a segunda, pode ser realizada com diferentes ramos de árvores e arbustos (representando as árvores dos estratos médio, alto e emergente) e folhas de diferentes formatos para representar os estratos baixo e rasteiro, utilizando uma caixa com areia ou um canteiro arenoso para montagem da maquete.

Agro.florestinha com modelos em biscuit

30 min

A Agro.florestinha compreende uma  ferramenta lúdica usada para o ensino da estratificação e permanência de cada espécie no sistema ao longo do tempo. Essa dinâmica deve ser realizada antes da parte prática – se possível – para um maior entendimento e fixação do conteúdo da aula expositiva. A Agro.florestinha foi desenvolvida a partir da observação da dificuldade do público em compreender essas “4 dimensões”.

O instrutor mostrando a disposição dos vegetais feitos com massa de biscuit dentro do sistema agloflorestal.

Sistema Agro.florestinha visto de cima. Imagem: Jefferson Mota.

Agroflorestinha em Caixa de areia com folhas e galhos

30 min

Essa metodologia é sugerida pelo agrônomo agrofloresteiro Fernando Rebello, do Centro de Estudos e Pesquisa em Agricultura Sintrópica (CEPEAS). Essa atividade auxilia no aprendizado da dinâmica sucessional e de estratificação na agricultura sintrópica. Um vídeo com maiores detalhes mostra sobre Como podar, ralear e estratificar, plantando em alta densidade  mostra de forma prática o arranjo plantio adensado para a cultura do café em uma caixa de areia.

A foto mostra Fernando Rebello apresentando o sistema de consórcio das árvores através de folhas e galhos em uma caixa de areia.

Maquete dinâmica montada em caixa de areia e galhos. Fonte: CEPEAS (2020).

Práticas

Implantação de uma agrofloresta

90 min

Encontre algum espaço para um possível espaço agroflorestal na própria instituição de ensino ou agricultor local. Caso você não encontre, sugira o plantio de uma pequena área, pode ser entre 10m² e 50m², onde se possa plantar espécies adubadeiras, bananeiras, frutíferas, raízes, grãos e hortaliças. Cada ano uma turma poderá realizar uma intervenção de plantio, colheita, poda, identificação dos estratos, diversidade de insetos, fungos, diferentes microclimas.

Conteúdo complementar

Vídeos

  • Assista os vídeos “Da horta à floresta”, “O que é uma floresta de alimentos?” e a “A inteligência da floresta” na playlist Ecologia cultivada no canal da Rede NEPerma Brasil.

Dica: Alguns vídeos que tem áudio em inglês, possuem legendas em português. Para ativá-las,  clique na engrenagem que fica no canto inferior direito da tela do vídeo e selecione o português como idioma.

Leitura

AULA

Referências sugeridas

MESSERSCHMIDT, N.M; CORRÊA NETO, N.E,; STEENBOCK, W; MONNERAT, P.F. Agroflorestando o Mundo de Facão a Trator. Barra do Turvo, 2016.

REBELLO, J.F.S; SAKAMOTO, D.G. Agricultura Sintrópica segundo Ernst Gotsch. São Paulo: Ed. Reviver, 2021.

STEENBOCK, W; VEZZANI, F. Agrofloresta: Aprendendo a Produzir com a Natureza. 1 ed. Curitiba, ed. Fabiane Machado Vezzani, 2013.

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