Histórias da permacultura: As permaculturas ao longo do tempo

Importância

Como e por que a permacultura surgiu e chegou a ser como ela é hoje? Como isso pode influenciar nos cenários futuros?

Objetivo

Apresentar as inspirações que levaram aos propositores da ideia de cultura permanente a chegarem neste conceito como o conhecemos hoje. Repassar pelos contextos históricos das épocas em que a permacultura foi criada justificando suas motivações. Discutir a história da permacultura no mundo e no Brasil, convergências, nomes e entidades da história brasileira, situações atuais e cenários futuros.

Conteúdo mínimo

Os conteúdos estão organizados em períodos que podem ser estudados nesta ordem linear (e comparados com uma linha do tempo) ou causais ou ainda de outras formas.

Inspirações – “pré-história da permacultura”:

  • Povos originários
  • Kropotkin: “Campos, Fábricas e Oficinas” (1868) e “Ajuda Mútua” (1902)
  • Russel Smith: “Three crops: a permanent agriculture” (1929)
  • Toyohiko Kagawa: florestas cultivadas (1930)
  • Yeomans: curvas chaves, leitura da paisagem (1954, 1958, 1971, 1973)
  • Masanobu Fukuoka: “A revolução de uma palha” (1975).

Da criação ao presente – Contextos: quem, onde e quando:

Mundo

  • Revolução industrial e revolução verde, visão social, ambiental e produtiva. entre anos 1930 a 1980. Crises ambientais atuais.
  • Bruce Charles Mollison e sua história pessoal.
  • David Holmgren e sua história pessoal, antes e após conhecer Bill.
  • Suas obras.
  • Convergências de permacultura: o que são, onde e quando ocorrem.

Brasil (ou adapte a história equivalente ao seu país)

  • Contexto social e ambiental entre 1972 e 1990.
  • visitas de Bill na década de 1980.
  • Eco-92 e o primeiro curso.
  • Institutos iniciais e organizações atuais, principais nomes envolvidos.
  • Publicações nacionais, iniciais e atuais: revistas, livros, vídeos e redes sociais.
  • Pluralidade – Movimentos sociais ou elite, rurais ou urbanos, e na academia: a permacultura hoje.

Cenários futuros

  • Teorias mais recentes propostas por David Holmgren e onde podemos nos encaixar.

Metodologia

Aula expositiva e provocativa através de lembranças dos contextos históricos de cada momento e local apresentado.

Exposição

Exposição oral com apoio de recurso audiovisual OU MATERIAIS

 

Entre 50 e 120 min

Pode-se apresentar uma linha do tempo (impressa ou através de um link) da permacultura de modo a orientar as referências apresentadas durante a aula, ou se criar uma linha do tempo junto aos estudantes (ver dinâmica a seguir).

É recomendada a busca prévia de uma série de imagens que contextualizem as referências e contextos apresentados no conteúdo, que ordenados por ordem de apresentação, podendo ser lineares ou baseados em contextos causais e suas consequências.

Uma tela da apresentação da aula sobre história da permacultura. A cen contém duas imagens pequenas com as capas dos livros Permacultura 1 e Permacultura 2, e outro imagem com o Bill Mollison junto com David Holmgren.

Tela da aula sobre a história da permacultura. O uso de linhas auxilia na interpretação temporal.

Dinâmica

LINHA DO TEMPO

Material necessário:

  • Linha – novelo de lã colorida ou uma linha grossa, ou corda, enrolada.
  • Figuras relacionadas ao contexto e à história a ser contada. Podem ser associadas ou substituídas por nomes, datas e palavras chaves escritas em cartões (também pode ser escrito durante a aula, desde que seja de forma clara, bem visível e legível).

Com a turma organizada em círculo vai se desenrolando a linha e espalhando-a formando um caminho pelo chão do espaço dentro do círculo de pessoas, a medida que se vai citando os fatos históricos. A cada citação de referência: local, data ou personagem – se coloca a figura ou cartão correspondente sobre (ou grudado com fita) na linha.

É interessante que essa linha tenha períodos anteriores a vida da pessoa mais antiga dentre os participantes e também dias atuais e futuros.

Após a exposição, pode-se pedir para que as pessoas revisem a linha inteira e coloquem um cartão com um evento marcante para si: pessoal, local ou global – que tenha mudado ou referenciado sua vida no ponto da “linha do tempo” correspondente ao seu acontecimento.

Conteúdo complementar

Vídeos

  • Assista a aula Histórias: as permaculturas ao longo do tempo, a sessão ao vivo Histórias: as permaculturas ao longo do tempo e outros vídeos da playlist PDC – introdução no canal da Rede NEPerma Brasil.

Leitura

Aula

Referências sugeridas

CAMPOS, P. (2018). A pré-história da permacultura no Brasil. PermaFórum. https://permaforum.wordpress.com/2018/12/04/a-pre-historia-da-permacultura-no-brasil/.
HOLMGREN, D. David Holmgren farewells Bill Mollison, the father of permaculture. Permacultureprinciples.com. https://permacultureprinciples.com/post/holmgren-farewells-bill-mollison/
HOLMGREN, David. (2013). Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade. Via Sapiens.
KROPOTKIN, Piotr. (2011). A conquista do pão. Tradução César Falcão. 2. ed. Rio de Janeiro: Achiamé, 2011. https://we.riseup.net/assets/160381/A%20conquista%20do%20p%C3%A3o%20Piotr%20Kropotkin.pdf.
KROPOTKIN, Piotr. (2009). Ajuda mútua: um fator de evolução. Tradução Waldyr Azevedo Jr. São Sebastião: A Senhora Editora, 2009. https://we.riseup.net/assets/160386/Kropotkin-Ajuda-Mutua.pdf.
KROPOTKIN, Piotr. (1898). Campos, fábricas e oficinas. 1898.
Mckenzie, L., & Lemos, E. (2017). The Tropical Permaculture Guidebook: A Gift from Timor-Leste (International Edition, Vol. 1). http://permacultureguidebook.org/
Mollison, B., & Slay, R. M. (1998). Introdução à Permacultura. Tradução de André Soares. MA/SDR/PNFC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199851
Mollison, B. C., & Holmgren, D. (1987). Permaculture one: A perennial agriculture for human settlements. Tagari.
Mollison, B. (1979). Permaculture Two. Tagari Publications.
Mollison, B. (1999). Permaculture: A Designers’ Manual (8º ed). Tagari Publication.
MOLLISON, Bill.  Introdução à Permacultura – Panfletos da série Curso de Design em Permacultura: uma introdução à Permacultura. p. 1-10. Yankee Permaculture. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/204099/Bill_Mollinson_Permacultura.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Mother Earth News. (1987). Ecological Farming: A Conversation With Fukuoka, Jackson and Mollison. Mother Earth News. https://www.motherearthnews.com/homesteading-and-livestock/ecological-farming-zmaz87mazgoe
NANNI, Arthur Schmidt; Blankensteyn, Arno; SIGOLO, Renata Palandri; NÓR, Soraya; & VENTURI; Marcelo. (2018). Construindo a permacultura na academia brasileira. Revista Brasileira de Agroecologia, 13(1), maio 2018. ISSN 1980-9735. http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/22439 .
YEOMANS, P. A.. (1954). The Keyline Plan. 1954. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206488.
YEOMANS, P. A.. (1958) The Challenge of Landscape: the development and practice of keyline. Keyline Pub. Pty., Sydney, 1958. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206486.
YEOMANS, P. A.. (1971). The City Forest: The Keyline Plan for the Human Environment. Keyline Pub. Pty., Sydney, 1971. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206490.