Cronograma de aplicação sugerido
Para a aplicação desse curso é sugerida a ocorrência de cada módulo/tema em um período espaço de de duas semanas.
Cada tema conta com uma aula gravada com duração em torno de 60 minutos. Sugere-se a realização de um encontro ao vivo com pelo menos 120 minutos para debate, apresentação das atividades e resolução de dúvidas. Nessa aula ao vivo busque debater os assuntos de cada tema considerando a realidade das Unidades Familiares Rurais (UFR).
As atividades de cada tema/módulo devem ser explicadas ao final de cada encontro ao vivo e, sugere-se que sejam realizadas nas 2 semanas seguintes até ocorrer a aula do módulo tema seguinte.
Sugere-se reservar o período de 1 mês para conclusão do projeto final. Nesse intermédio é possível orientar e engajar os participantes. Como as apresentações dos projetos finais tomarão um bom tempo, pois será um projeto por UFR, sugere-se estimular a participação dos participantes assistindo e interagindo com as demais apresentações. É possível incorporar essas horas no certificado final, para além das 72h horas mínimas.
Abaixo segue uma tabela com cada tema, seus conteúdos, carga horária, data de aplicação e qual será o instrutor responsável pelo tema. Fique à vontade para usar as aulas que já estão prontas.
Tema | Conteúdos | CH | Data | Instrutor/a |
Introdução à permacultura | O que é permacultura, sua história e inspirações e o porquê de a aplicarmos no planejamento de propriedades rurais. | 4 | dia/mês | Arthur Nanni |
Éticas e princípios de planejamento | Éticas e princípios de planejamento da permacultura e sua aplicação no cotidiano da propriedade e na comunidade. | 4 | dia/mês | Marcelo Venturi |
Fundamentos de ecologia | Conceitos fundamentais de ecologia e clima, suas bases para o desenvolvimento de sistemas produtivos orgânicos, agroecológicos e sintrópicos. | 4 | dia/mês | Arthur Nanni |
Padrões naturais | Padrões físicos e temporais, funções, percepção, interpretação e aplicação. | 4 | dia/mês | Marcelo Venturi |
Leitura da paisagem | Leitura dos fluxos energéticos na paisagem, definição de linha-chave e estratégias em diferentes climas e topografias | 4 | dia/mês | Arthur Nanni |
Método de planejamento | Os fluxos energéticos, as zonas de manejo, setores, análise de elementos e localização relativa. | 4 | dia/mês | Arthur Nanni |
Solos | Características, importância, identificação e manejo ecológico. | 4 | dia/mês | Jucinei Comin |
Ecologia cultivada | Tipos de agroecossistemas, manejo de elementos como estruturas, animais e vegetais e estratégias de cultivo em diferentes biomas. | 8 | dia/mês | Marcelo Venturi |
Águas | Contexto em escala global e local. Água como elemento da paisagem e suas características, necessidades e funções. Sistematização das águas no espaço de planejamento, manutenção da qualidade | 4 | dia/mês | Antônio Pereira |
Energias | Compreensão de aproveitamento dos fluxos energéticos na paisagem, técnicas e tecnologias apropriadas ao manejo das diferentes fontes energéticas. | 4 | dia/mês | Antônio Pereira |
Arquitetura e permacultura | Conceitos fundamentais, histórico, contexto e sistemas estruturais. Bioconstruções e técnicas apropriadas em diferentes clima e condições de terreno. | 4 | dia/mês | Soraya Nór |
Permacultura e sociedade | O papel social da permacultura, ecodesenvolvimento, sistemas econômicos, estratégias para organização social, questões educacionais e legais. | 4 | dia/mês | Marília Gaia |
Permacultura aplicada ao agroturismo | A otimização de tempo e recursos humanos e materiais no planejamento da unidade e comunidade rural para o desenvolvimento do agroturismo de base comunitária. | 4 | dia/mês | Orlando Ferretti |
Projetos finais | Desenvolvimento de um projeto de planejamento sistêmico de unidades rurais visando otimização de recursos naturais, sociais e materiais, na busca por melhor qualidade de vida aos agricultores. | 16 | dia/mês | Você |